segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Contrastes


     Brasil e Canada são tão diferentes quanto distantes. Apesar de atualmente nosso país se encontrar em momento econômico mais favorável, o Canadá possuir um IDH mais alto, bem como um desenvolvimento educacional/social maior. Porém, é possível achar algumas similaridades entre os dois, como a receptividade com estrangeiros, por exemplo. Mas, esse texto servirá para mostrar alguns aspectos que identificamos como diferenças entre Brasil e Canadá, mais especificante Toronto. Não sei se conseguiremos resumir tudo em um único post, por isso abordaremos os mais importantes a primeira vista.

                       
1) Segurança: Toronto é considerada uma das metrópoles mais seguras do mundo e esse é um fato que qualquer brasileiro reconhece de imediato quando chega aqui. Pessoas andando com carteira na mão ou mexendo no seu smartphone enquanto andam pelas ruas são situações bastante comuns por aqui. Isso é uma das coisas que mais nos agrada aqui, a liberdade de poder andar tranquilo a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar ou desconfiar. Há pouquíssimos mendigos nas ruas (apesar dos torontonianos acharem que tem muito) e geralmente eles ficam sentados coletando moedas para comprar café. Sim, café! Isso me leva ao próximo tópico.


2) Cafeína: norte americanos são viciados em cafeína e em Toronto é possível comprovar esse fato. Qualquer loja de conveniência vende uma enormidade de marcas de energéticos, os quais os canadenses consomem assiduamente, como se fosse suco ou refrigerante. Alem disso, eles adoram café, apesar de o café aqui ser geralmente mais aguado e não tão saboroso quanto o que costumávamos beber no Brasil. Há muitas lojas estilo Starbucks (sendo que o Tim Hortons é o mais popular por aqui, por ser canadense), onde as pessoas passam e compram seu café antes do trabalho ou em intervalos. É bastante comum ver pessoas andando com seus copinhos de café na mão dentro de ônibus, trem ou metro. E os mendigos, como bons cidadãos canadenses, seguem o vício, adquirindo moedinhas nas ruas para comprar café, diferente do Brasil onde, geralmente, as moedas financiam vícios mais obscuros.


3) Álcool: em Toronto é proibido o consumo de álcool em lugares públicos e o governo da província controla a venda em lojas específicas. Não é possível comprar álcool em mercados ou em lojas de conveniência como no Brasil. Há 3 lojas (LCBO, The Beer Store e Wine Rack) espalhadas pela cidade onde é possível comprar bebidas alcoólicas. Eu, particularmente, adoro esse sistema. Apesar de proibir algumas atividades que eu gostaria de fazer aqui (por exemplo, beber uma cerveja em algum parque assistindo um por do sol) esse sistema evita que pessoas consumam álcool excessivamente, como vemos direto no Brasil, além de disponibilizar uma variedade enorme de excelentes bebidas (cervejas!) em lojas espalhadas pela cidade a um preço excelente.  Muitos torontonianos reclamam mas, eu vejo mais vantagens que desvantagens nesse sistema.


 4) Alimentação: tirando o fato óbvio que a comida aqui é bem diferente do que costumávamos consumir no RS (saudade de uma feijoada e um churrasco!), os hábitos de alimentação dos canadenses também diferem dos nossos. Começando pelo café da manhã, eles comem coisas mais pesadas que nós, como ovos e carne mas, isso é justificado pelo almoço. O almoço aqui é a refeição menos importante do dia, sendo que eles gastam em média 30 minutos e comem algo rápido e prático, como fatias de pizza, sanduíches ou qualquer coisa que possa ser preparada e consumida rapidamente. A principal refeição do dia é a janta, onde eles geralmente preparam algo mais elaborado ou vão a restaurantes. Canadenses gostam muito de comer fora, visto que os restaurantes aqui são relativamente baratos e há uma variedade enorme, com comidas de todas as partes do mundo.

Esses são apenas alguns aspectos que diferenciam o Brasil do Canadá. Futuramente escreverei mais sobre o assunto aqui no blog. Espero que gostem!
Abraços,
João H.


Nenhum comentário:

Postar um comentário