quinta-feira, 31 de março de 2011

1ª Harmonização

Para nossa primeira harmonização escolhemos um prato super prático e delicioso. Pode ser preparado tanto no jantar, como para um lanche. Pegamos a receita no Anonymus Gourmet e adaptamos ao nosso paladar. Como escolhemos um prato com peixe e um queijo forte, precisávamos de uma cerveja à altura. Escolhemos a Gouden Carolus Cuveé van de Keizer Rood, safra 2010. Essa cerveja é fabricada uma vez por ano, no dia 24 de fevereiro em homenagem ao imperador Charles V, na Bélgica, usando os melhores ingredientes disponíveis e maturando por 1 ano antes de ser vendida. É uma cerveja do estilo Belgian Golden Strong Ale, caracterizada por ser adocicada, muito frutada, temperada e com alto teor alcoólico, nesse caso 10% ABV.


Receita do pastelão de salmão e queijos:

- 500g de filé de salmão fresco, sem pele , picado em cubos;

- Massa fresca para lasanha;

-150g de queijo gorgonzola;

-200g de queijo mussarela;

-1 copo de requeijão tradicional;

-Cebolinha picada e pimenta branca à gosto.

Unte uma forma e forre o fundo com a massa. Coloque ingredientes na seguinte ordem: salmão, pimeta branca, cebolinha, queijos e requeijão. Cubra tudo com a massa restante leve ao forno, pré-aquecido em fogo médio-baixo, por 40 minutos. Os queijos podem ser substituidos a seu gosto.

Antes de comer o pastelão, avaliamos a cerveja separadamente, para ver se com o prato ela se comportava da mesma maneira. Vamos à nossa avaliação:

Coloração dourada intensa, levemente turva. Poucas bolhas subindo do fundo da taça. Creme pequeno, denso, de curta duração.

Aroma muito frutado!! Notas cítricas, floral lupulado, pêssego, damasco, lima, laranja, pão, fermento. Aroma um pouco refrescante.

Que cerveja! Entrada bem doce, frutado gritante, muito saborosa. Notas cítricas, condimentadas, amargor do lúpulo quebrando bem o doce e fechando de maneira harmoniosa. O sabor segue bem o aroma, com todas as notas aromáticas se apresentando bem no sabor. Álcool muito bem inserido, porem mais pronunciado junto com o prato mas, apesar da alta graduação ele mal é sentido. Carbonatação média e corpo aveludado.

Harmonização:

Junto com o prato ficou muito bom! A potencia da cerveja quebrou bem a gordura dos queijos, limpando o paladar. O adocicado do malte e o frutado do aroma e do sabor, bem presentes no estilo, harmonizaram bem com o conjunto do prato, se encaixando delicadamente com os sabores presentes, principalmente do queijo gorgonzola. Durante a refeição o aroma da cerveja ficou mais evidente que seu sabor, talvez devido aos sabores potentes do prato.

Harmonização aprovada e recomendada. Talvez usando apenas queijos suaves, uma cerveja de trigo fique melhor.

Espero que tenham gostado!!

Bjinhos!

4 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmm!!!! Água na boca... que fomee!!! que sede!!! uahauhauhau

    beijoo João e Jovi!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Aahh... só uma pergunta: Por que vocês combinaram esse prato com esta bebida? Tem algum motivo especial? ou foi "aleatório"?

    :P
    To pensando em fazer, mas falta essa cerveja! heheh

    ResponderExcluir
  3. Bom Fran, na verdade não foi aleatório, escolhemos essa cerveja pelo estilo dela (Belgian Golden Strong Ale) por ser adocicada, frutada e com teor alcoólico mais elevado, o que combina bem com o prato, devido aos queijos que escolhemos.
    Sr tu for fazer a receita com os mesmos queijos, tu pode usar pra harmonizar a Eisenbahn Strong Golden Ale ou a Eisenbahn Weizenbock, ou caso tu substitua por queijos suaves, uma cerveja de trigo ficaria perfeita (ex: Eisenbahn Weiss, Erdinger Weissbier, Franciskaner Weissbier). Todas essas cervejas tu consegue encontrar em SM, no BIG com certeza tem.
    Faça a harmonização e nos conte!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi João!
    Imaginei que vocês tivessem escolhido essa cerveja por combinar melhor com os queijos.

    valeu pelas dicas! :)

    beijo

    ResponderExcluir