segunda-feira, 28 de março de 2011

Pets, meus xodós!



Bom, como diz no meu perfil, sou louca por bichos. Desde de que me entendo por gente tive cachorros e sempre queria mais bichinhos de estimação. Com o tempo fui aprendendo mais sobre eles e tive algumas experiências. Já tive cachorro, gato, coelho, periquito, peixes e hamster.

É claro que quando a gente passa a cuidar de verdade dos bichinhos a gente vê que dá trabalho e despesas, seja com ração, vacinas, medicamentos, roupinhas, etc. Por isso, hoje sou mais controlada, tenho um cachorro, o Teddy (maltês), que mora comigo em Porto Alegre e uma cadela, Victória (SRD), que mora com meus pais em Santa Rosa.

Já adotei muitos animais de rua, alguns eu consegui doar, outros fiquei pra mim. Tive só dois cachorros de raça, um cocker spaniel inglês, Zec, e o maltês, Teddy. Hoje aconselho as pessoas a adotarem. Tem tanto cachorro fofo abandonado ou em lares de protetores de animais que me parece um pouco egoísta querer comprar algum de raça, além do que todas as raças tem seu ponto fraco, e os vira-latas, ou SRD, na maioria das vezes não têm. Digo isso por experiência, porque meu cocker tinha otite, o que é muito comum na raça, e meu maltês tem dermatite atópica, uma doença muitooo complicada, e todos os vira-latas que tive nunca tiveram nada.

A gente sabe que tem muita gente cruel nesse mundo, que maltrata animais e sente prazer nisso. Por isso, não abandone animais.

Algumas orientações:

· Quando for comprar ou adotar um animal pense bem pois, dependendo da sua escolha pode ser que ele te acompanhe por até 15 a 18 anos e isso requer planejamento;

· Verifique o espaço disponível, sua disponibilidade de tempo e quanto você pode gastar com ele. Isso vai ajudar a fazer sua escolha por espécie, raça, etc;

· Se você não pretende que seu animal procrie castre-o. A relação custo/benefício é compensatória. Os meus dois (Teddy e Victória) são castrados;

· NUNCA compre ou aceite animais silvestres sem registro e autorização do IBAMA;

· Eduque seu animal. Muitas vezes os comportamentos inadequados dos animais são em consqüência da educação (ou falta de) por parte dos donos. Leia sobre o assunto e tenha paciência para ensinar.

· Ao sair para passear leve sempre a sacolinha para recolher as fezes, isso é muito importante!

· Procure um bom veterinário e siga suas orientações;

· Se você vai se mudar, ou por qualquer outro motivo não pode mais ficar com seu bichinho, não solte-o na rua. Procure um novo dono e acompanhe a adaptação, eles sofrem muito com uma rejeição;

· Caso você não tenha tempo para ter um animal mas deseja ajudar animais abandonados, há muitos protetores e associações que precisam de doações. Procure na sua cidade e Ajude!

Aqui em Porto Alegre eu acompanho o blog Bicharada: http://wp.clicrbs.com.br/bicharada/?topo=52,1,1,,186,e186

Tem atualização praticamente diária.

Espero que esse assunto seja de interesse de vocês!

Eu amo e me sinto responsável por ajudá-los.

Bjinhos!



7 comentários:

  1. amei o post! ótimas dicas, pena que as pessoas não pensam mto nisso :/ pobres animaizinhos. E vamos promover os vira-latas! :D

    bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oiee Joviii..
    Parabéns pelo Blog..
    tá lindo!!
    vô acompanhar seeempre.. adorei os assuntos, gostos das mesmas coisa hehehe
    sempre que der eu vou contribuirr.. :D

    beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Brigada Marcela!!
    Vou procurar atualizar com freqüência!
    Espero que gostem....e se quiserem podem sugerir assuntos! =D
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Jovi, que legal teu blog!
    Realmente ele é a tua cara... lindo,doce e com conteúdo!
    Amei a campanha dos bichinhos!
    Pode ter certeza que vou acompanhar sempre!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Brigadinha Thaís!!
    Tu é um docinho tb!
    Será sempre bem-vinda!
    Bjão!

    ResponderExcluir