quarta-feira, 30 de março de 2011

Cerveja de Verdade


Ai que orgulho do meu João!

Decidi, e prometi pros meus amigos, fazer posts sobre cerveja. Mais especificamente as artesanais (que eu adoro). E para isso pedi a um "especialista", o João, meu namorado, pra me dar uma mãozinha no primeiro post sobre o assunto. Então, a partir de agora o post é com ele:

"Fui convidado pela Jovi a fazer um post sobre um assunto amargamente saboroso: cerveja! De cara já digo que não sou autoridade no assunto, mas um apaixonado e aficionado, sempre me informando e me atualizando sobre o assunto em blogs, sites e até livros. Também não é meu objetivo convencer ninguém a beber cerveja ou determinado estilo ou marca. O que eu realmente quero é mostrar a “verdade” sobre cerveja, abrir os olhos de quem não conhece e mostrar que há muito mais, no Brasil inclusive, do que aquela loira super gelada.

O Brasil é um país tropical, quente na maior parte do ano. Nada melhor pra aplacar o calor do que um liquido refrescante, leve e gelado. Essa é a nossa cerveja, feita pra refrescar, pra se beber aos montes, com gosto e sabor de nada. Bom, pelo menos essa é a cerveja que ainda impera no consumo geral. Mas hoje uma nova concepção surge sobre o tema. Uma revolução eu diria, que já aconteceu de maneira avassaladora nos EUA há uns 30 anos atrás, sendo lá uma realidade, e que hoje começa a fazer barulho no Brasil: o consumo de cervejas especiais. O que vemos hoje como uma realidade em muitas capitais (POA entre elas \o/) é a vontade de beber cerveja não apenas pra refrescar, mas para sentir sabores e aromas complexos e atrativos, coisa que antes parecia ser “restrita” aos vinhos, e ter opções variadas dentro dos vários estilos existentes (são mais de 150 estilos!). Esse mundo maravilhoso da cerveja sempre existiu, ele apenas nos foi negado durante muito tempo pelas grandes cervejarias. Corporações que gastam mais em marketing e propaganda do que em matérias-primas de qualidade, que fazem uma “cerveja” sem graça, sem aroma, sem sabor e que bolam uma maneira de convencer o brasileiro a bebê-la, através de mulheres seminuas e propagandas engraçadinhas. Sendo polêmico, vou falar a verdade. Nossa querida Polar ostenta a marca de que “a melhor é daqui”. Pois bem, além de passar longe de ser a melhor, não é fabricada em sua maioria no RS, mas em SC, sendo depois vendida aqui, apelando genialmente para o nosso bairrismo excessivo. Diferente das microcervejarias, que por serem menores e possuírem um capital infinitamente menor, investem em produzir cervejas de qualidade e ganham sua fama nesse quesito, não na propaganda. Marcas brasileiras como Eisenbahn, Colorado, Coruja, Bamberg, Wals e Falke, são uma realidade no mundo das cervejas especiais brasileiras, colecionando prêmios aqui e lá fora.

Mas ai você me diz: “ah, mas não tem como tomar essas cervejas na beira do mar ou num churrasco.” Bom, na beira do mar meu amigo, até mijo de gato é bom! Mas se eu tiver opções, existem cervejas excelentes pra se tomar com os pés enterrados na areia, como as Weizen (cerveja de trigo), Pilsen (tradicional), Saison, que são leves, refrescantes e muito saborosas. Já no churrasco, uma Bock, Rauchbier (cerveja com malte defumado) ou uma Extra Special Bitter, são acompanhamento perfeito. Você ainda pode choramingar: “mas com o preço que eu pago em 1 garrafa de uma cerveja especial, eu compro 3 garrafas de Skol.” Questão de prioridade: sua prioridade é tomar em quantidade até ficar bêbado? Sim? Compre Skol. Agora, se você quer uma cerveja pra apreciar, acompanhar apropriadamente uma refeição, vá de cerveja de verdade. O lema hoje é esse: “Beba menos e melhor.” É perfeito. Você prefere comer sardinha todos os dias, ou salmão 1 vez por semana. A equivalência de preços/quantidade é quase igual, mas a recompensa em termos de satisfação com a refeição é totalmente diferente. A lógica é a mesma. Te falo com sinceridade, a gama de estilos de cerveja, que provem os mais variados sabores, cores e aromas, é enorme. Vale a pena investir para conhecer, geralmente é uma viagem sem volta.

Esse é um movimento em consolidação aqui no Brasil, embora o governo imponha sérias dificuldades, e ser quase restrito a cidades grandes, geralmente capitais, apesar de estar cada vez mais se alastrando pro interior. Então pense nisso na próxima vez que você for comprar uma cerveja. Pode ser que você ainda prefira a cerveja de sempre, mas tudo bem, afinal gosto é muito particular. Mas pelo menos você vai ter optado por isso, não vai beber sua cerveja de sempre sem saber que um mundo vasto e saboroso existe lá fora.

Dito isso, de vez em quando participarei indiretamente dos posts aqui do blog, através de harmonizações que eu e a Jovi faremos ou de degustações simples de cerveja. Então, sigam-me os bons!"

Links interessantes sobre o assunto:

www.brejas.com.br

www.bebendobem.com.br

www.obiercevando.com.br

Como o João falou acima, em breve teremos posts sobre degustações e harmonizações. São coisinhas que iremos fazer juntos e contaremos pra vocês como ficaram.

E aí, gostaram da novidade?

Bjinhos!

8 comentários:

  1. Oi Zovi e Zoão...adorei o post é a cara do João...tô morrendo de saudade de vocês e assim pelo blog fica mais fácil, parece que vejo vocês falando...beijãoooo

    ResponderExcluir
  2. Que amor Jaia!
    Que bom que gostou!
    Sabe que sinto o mesmo..qdo vocês comentam aqui eu já mato um pouquinho minha saudade!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Genteee, este bolg é sucesso purooo!!! Adorei o post também, muito bel elaborado! Parabéns, casal!!! Espero vocês aqui para apreciarem uma boa Colorado na sua terra natal! =)Saudades.

    ResponderExcluir
  4. Valeu folks! Ah Greice, convite tentador esse! Não faça de novo, corre o risco da gente achar que é sério e ir!

    ResponderExcluir
  5. Essa Greice me mata do coração...sucesso puro! heueheuheeu
    Bjão Miúda!

    ResponderExcluir
  6. 'O lema hoje é esse: “Beba menos e melhor.'
    Não precisa dizer mais nada né..
    adorei o post..parabéns joão =D
    me deu uma seeede.. hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Pra mim esse lema vale também pra comida: mais vale um pastel de salmão do que três de sardinha!
    heuehueheueheuhe
    Bjos!!

    ResponderExcluir